Os Canibais de Garunhuns: Eles vendiam coxinha de carne humana
Em 2012, o Brasil foi abalado por uma série de crimes hediondos cometidos por um trio que ficou conhecido como os "Canibais de Garanhuns". Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, sua esposa Isabel Cristina Torreão Pires e a amante Bruna Cristina Oliveira da Silva foram responsáveis por assassinatos que envolveram canibalismo e rituais macabros.
Quem Eram e O Que Fizeram?
Da esquerda para direita: Bruna Cristina, Jorge Beltrão e Isabel Cristina. |
O trio atraiu mulheres com promessas de emprego e, após ganharem sua confiança, as assassinavam brutalmente. As vítimas eram esquartejadas, e partes de seus corpos eram consumidas pelos criminosos. Além disso, a carne humana era utilizada no preparo de salgados, como empadas e coxinhas, que eram vendidas à população local sem que soubessem de sua origem macabra.
Motivações e Modus Operandi
Os criminosos alegavam fazer parte de uma seita chamada "Cartel", que pregava a purificação do mundo e o controle populacional. Acreditavam que, ao consumir a carne das vítimas, estariam participando de um ritual de purificação. As mortes ocorreram inicialmente em Olinda, em 2008, e posteriormente em Garanhuns, em 2012.
Como Foram Descobertos
Vítimas - Arte Portal JC |
Os "Canibais de Garanhuns" foram descobertos em 2012 após o desaparecimento de Giselly Helena da Silva. A família da vítima relatou seu sumiço à polícia, que iniciou uma investigação. Através do rastreamento de compras realizadas com o cartão de crédito de Giselly, os investigadores chegaram até Jorge Beltrão, Isabel Cristina e Bruna Cristina. Ao revistar a residência do trio, localizada em Garanhuns, Pernambuco, as autoridades encontraram os corpos de Giselly e de Alexandra da Silva Falcão enterrados no quintal. Além disso, descobriram que os acusados utilizavam a carne das vítimas no preparo de salgados vendidos na região.
Condenação e Situação Atual
Em 2014, foram condenados pelo assassinato de Jéssica Camila. Em 2018, foram novamente julgados e condenados pelos homicídios de Giselly Helena e Alexandra da Silva. Jorge Beltrão e Bruna Cristina receberam sentenças de 71 anos de prisão, enquanto Isabel foi condenada a 68 anos.
Atualmente, os três cumprem suas penas em regime fechado. Jorge Beltrão está detido no Presídio de Itaquitinga, e Isabel Cristina e Bruna Cristina estão na Colônia Penal Feminina de Buíque, em Pernambuco.
Casos de canibalismo como o dos Canibais de Garanhuns não são isolados na história. Um exemplo é o episódio da Caravana Donner, nos Estados Unidos, onde um grupo de migrantes do século XIX, preso em uma nevasca, recorreu ao canibalismo para sobreviver. Outro caso emblemático é o de Luka Rocco Magnotta, no Canadá, que ganhou notoriedade mundial após assassinar e desmembrar um homem, gravando atos de canibalismo em vídeo.
Fontes: https://www.purepeople.com.br/noticia/como-estao-os-canibais-de-garanhuns-hoje-quem-foram-as-vitimas-o-que-eles-faziam-como-a-policia-descobriu_a396311/1
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/relembre-o-caso-das-canibais-de-garanhuns-presas-na-mesma-cadeia-que-deolane/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Canibais_de_Garanhuns
https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/ronda-jc/2022/04/14990464-descoberta-dos-canibais-de-garanhuns-completa-10-anos-saiba-como-eles-estao.html