Ghostwatch: o falso documentário da BBC acusado de enganar o público e promover o sensacionalismo

 

documentário falso ghostwatch vigília paranormal

No dia 31 de outubro de 1992, a BBC exibiu um falso documentário chamado "Ghostwatch" (Vigília Paranormal em português brasileiro). O programa, que foi apresentado como uma transmissão ao vivo de uma investigação paranormal em uma casa assombrada, causou grande polêmica e é considerado um dos programas de televisão mais assustadores de todos os tempos.

"Ghostwatch" foi dirigido por Lesley Manning e escrito por Stephen Volk. O programa começa com uma equipe de investigadores paranormais, incluindo a apresentadora de TV Sarah Greene, visitando a casa de uma família que afirma estar sendo assombrada.

Os investigadores começam a registrar eventos estranhos na casa, incluindo vozes, aparições e objetos que se movem sozinhos. As coisas começam a ficar cada vez mais assustadoras quando a filha da família, Lucy, é possuída por um espírito maligno.

O programa foi transmitido ao vivo e contou com a participação de celebridades como Michael Parkinson e Craig Charles. O programa foi apresentado como uma transmissão ao vivo e usou uma variedade de técnicas para criar a ilusão de realidade, incluindo imagens de arquivo, entrevistas e depoimentos de testemunhas oculares.

Polêmicas

O programa foi um sucesso de audiência, mas também gerou grande polêmica. Muitas pessoas ligaram para a BBC reclamando que o programa era muito assustador e que havia causado problemas psicológicos em crianças. A BBC foi acusada de enganar o público e de promover o sensacionalismo. O programa foi retirado do ar após uma semana de exibição e foi proibido de ser reexibido pela BBC por muitos anos.

A maior polêmica foi o suicídio de um jovem de 18 anos cinco dias após a exibição. Os pais disseram que ele ficou obcecado pelo programa e reclamava de barulhos nos canos do aquecedor. Em sua carta, ele escreveu: "se existem fantasmas, eu agora serei um". 

Uma ação judicial foi movida pela família contra a BBC, alegando que o programa serviu como um "gatilho" para o jovem. De acordo a decisão da Broadcasting Standards Comission, a emissora deveria ter tido o compromisso com o seu público de informar que se tratava de uma ficção.

Onde assistir

O falso documentário está disponível completo no Youtube com legendas traduzidas automáticas para o português brasileiro:

Fonte: https://twitter.com/cadu_lopezz/status/1723312887727317276

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url