O Notas da Comunidade do X (twitter) mais chocante até agora
Em dezembro de 2022, uma usuária do X (na época ainda era Twitter) postou em seu perfil a seguinte pergunta para seus seguidores: “Qual foi o seu primeiro encontro mais louco?” (What was your craziest first date?). Vários internautas comentaram sobre os encontros mais estranhos e, entre esses comentários, estava o do americano John Poulos acompanhado de um foto com sua então namorada, Valentina Trespalacios com a seguinte legenda "Invited a Colombian woman on vacation without meeting her first - now we’re getting married." (Convidei uma colombiana para sair de férias sem conhecê-la primeiro – agora vamos nos casar”). Lindo né? Bom, pois saiba a reviravolta:
Em 17 de julho de 2023, foi adicionado uma Nota da Comunidade do Twitter, um recurso em que usuários do site adicionam contexto útil aos tweets para manter as pessoas mais bem-informadas, escrito o seguinte: "The user who posted this tweet is now charged with murdering the woman in question" ("O usuário que postou este tweet agora é acusado de assassinar a mulher em questão”, diz o comentário, acompanhado por uma reportagem do Dailymail). Meu pai do céu. 😱
O relacionamento
John Poulos, consultor financeiro, é de Winsconsin, nos Estados Unidos, possui três filhos e se divorciou em 2021.
A DJ conheceu Poulos em abril de 2022, no Tinder, um aplicativo de namoro. Depois disso, John teria feito múltiplas viagens ao seu país nos meses subsequentes e os dois planejavam morar juntos e se casar.
O crime
No dia 22 de janeiro de 2023, ocorreu um trágico incidente em um apartamento na capital da Colômbia, Bogotá, onde John Poulos é acusado de ter estrangulado e espancado sua noiva, Valentina, até a morte.
No decorrer dos eventos, Poulos embarcou em um voo partindo do Aeroporto Internacional El Dorado, localizado em Bogotá, com o objetivo de chegar ao Panamá. Entretanto, sua tentativa de fuga foi interrompida por agentes de imigração momentos antes de embarcar em um avião operado pela Turkish Airlines, que seguiria rumo a Istambul. A estratégia de Poulos incluía uma conexão em Montenegro, país que não mantém um acordo de extradição com a Colômbia.
Na tentativa de confundir as autoridades e escapar da justiça, Poulos adquiriu também uma passagem com destino a São Paulo, Brasil. No entanto, sua prisão ocorreu no Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá, quando tentava embarcar em outro voo, desta vez com destino à Turquia. Após a detenção, as autoridades o extraditaram de volta à Colômbia, onde ele será processado por acusações relacionadas à ocultação de provas e ao crime de feminicídio.
De acordo com os promotores responsáveis pelo caso, Poulos demonstrou comportamento ciumento e controlador nos dias que antecederam o trágico acontecimento envolvendo Valentina. Durante o julgamento, surgiu a informação de que ele contratou um investigador particular para seguir os passos de Valentina durante sua viagem a Aruba. Dias antes do assassinato, Poulos retornou à Colômbia após ter sido informado de que Valentina estava sendo vista com outro homem, conforme relatado pelo investigador particular. O casal alugou uma residência através do Airbnb e Valentina, conhecida como DJ, realizou uma apresentação em uma boate de Bogotá.
No dia seguinte à última vez que seu irmão a viu em uma chamada de vídeo, imagens de segurança registraram Poulos saindo do apartamento que compartilhavam, carregando uma mala considerável que posteriormente foi colocada no porta-malas de seu veículo. Infelizmente, o corpo de Valentina foi descoberto no dia seguinte dentro de uma lixeira na cidade.
As autoridades colombianas estimam que John Poulos poderá enfrentar uma pena de até 35 anos de prisão.
Outro caso de feminício que chocou o estado do Amapá foi o caso da Cabo Emily.
Fontes: https://twitter.com/ptrain67/status/1604143546411651074
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/internautas-descobrem-historia-perturbadora-por-tras-publicacao-em-rede-social.phtml