O caso do Homem-Pateta, perfil na internet que assustou pais e responsáveis de crianças em 2020
O Homem-Pateta (também conhecido como "homem pateto") foi um fenômeno viral que surgiu nas redes sociais em meados de 2020. Tratava-se de um perfil falso, sob o nome de Jonathan Galindo, que se passava por um personagem infantil chamado "Homem Pateta", que incentivava crianças e adolescentes a cometerem atos de automutilação e suicídio. O perfil se espalhou rapidamente pelas redes sociais, principalmente no TikTok e no WhatsApp, e causou grande preocupação entre os pais e responsáveis, que temiam pela segurança de seus filhos. O caso é muito similar a outros, como o da Baleia Azul em 2017 e Momo em 2018.
ORIGEM
Em 2017, surgiram perfis identificados como Jonathan Galindo que utilizavam imagens antropomórficas do personagem Pateta da Disney. Esses perfis estavam presentes em países de língua espanhola e chegaram ao Brasil apenas em 2020. Eles tentam entrar em contato com crianças por meio de mensagens diretas ou ligações de vídeo e áudio, exibindo conteúdo perigoso que tem como objetivo causar desconforto, medo e, em alguns casos, até mesmo tentar provocar o suicídio.
Os primeiros relatos sobre esses perfis datam de 2017, quando o YouTuber mexicano Rey Del Random publicou um vídeo em 9 de janeiro daquele ano sobre um perfil que não deixaria as pessoas dormirem. Ele mostra imagens perturbadoras do perfil, que à época era grafado como Jhonatan Galindo. Desde então, esse vídeo acumulou quase 230 mil visualizações (atualmente o vídeo encontra-se indisponível no Youtube) e inspirou vários outros com números semelhantes ou até maiores.
O alerta da Polícia Civil de Santa Catarina
O aviso, feito inicialmente pela Polícia Civil de Santa Catarina, era para que os pais monitorassem o uso da internet pelos filhos e, principalmente, com quem eles se comunicavam, buscando as autoridades e auxílio psicológico caso necessário. O alerta, publicado no dia 17 de junho de 2020, foi dado pelo Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça do estado (TJSC) e teria sido publicado após avisos de pais e professores que estavam cientes do caso do Homem-Pateta.
Como o Homem Pateta tornou-se viral na internet
A história finalmente explodiu pelas mãos do influenciador mexicano Carlos Name (www.instagram.com/carlosname/), que tem mais de 1,7 milhão de seguidores devido a seus trabalhos com maquiagem e marcas, além de contar histórias de terror pelos Stories. Foi por lá que ele contou a história de Jonathan Galindo, agora, com novas facetas: ele seria um homem de cerca de 40 anos com problemas psicológicos que perseguia mulheres e crianças. Antigas nuances também ressurgiram aqui, com Name afirmando que um contato pelo Facebook seria suficiente para que o Homem-Pateta surgisse na casa das pessoas e que ele usaria a maquiagem devido às deformações de seu rosto. Em uma série de stories (veja um acima), ele chegou a demonstrar um encontro com Galindo do lado de fora de sua residência. Assista abaixo outro stories envolvendo o Homem Pateta:
Policia Civil descobre paradeiro de autor do perfil por trás do "Homem pateta"
Segundo informações preliminares repassadas pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), a DPCA apurou que o autor do perfil original de Garlindo seria italiano e já estaria preso na Europa. O suspeito teria publicado nas redes sociais os primeiros textos ligados ao perfil do Homem Pateta. As apurações sobre a prisão do autor da conta inda estão em fases iniciais. Os investigadores da DPCA buscam confirmar a veracidade das notícias sobre a identidade do suspeito. Enquanto isso, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) tem estudado o caso do Homem Pateta no Brasil, e os policiais de Brasília afirmaram que não houve ocorrência de casos locais com o personagem. Ainda assim, existem algumas contas nomeadas como Jonathan Galindo no Facebook que também apresentam conteúdo em português. Além disso, o programa Encontro, transmitido dia 29 de junho de 2020, expôs o relato da mãe de uma criança de 10 anos, que afirmou que seu filho teria tido contato com um dos perfis do Homem Pateta:
cineasta James Fazzaro |
Tony the Toon |
Garry the Google |
Larry LeGeuff |
Essa aparência perturbadora e sombria deu origem a um segundo personagem, Larry LeGeuff, que o artista dar indícios de ser o verdadeiro Garry. Entre 2012 e 2014, foram publicadas a maioria das fotos que são usadas, hoje, nos perfis de Jonathan Galindo, retratando um personagem com a barba por fazer e roupas velhas, que fuma sem parar e é viciado em bebida. O ambiente doméstico, também, foi substituído por galpões e porões, enquanto ele aparecia portando ferramentas de forma ameaçadora.
Por onde anda o cineasta Fazzaro?
Foto de James Fazzaro postada no Facebook em fevereiro de 2023 |
Fazzaro não publica em seu site oficial desde janeiro de 2014, onde fazia críticas de filmes a que assistia. Seu currículo no site IMDb (www.imdb.com/name/nm3496986/), entretanto, o mostra ativo na indústria do cinema até o ano 2020, quando atuou como operador de câmera em duas produções independentes, uma minissérie de sete episódios chamada Disconnected e o filme de terror religioso Schism, ambos inéditos no Brasil.
No Facebook, ele permanece ativo e, em uma publicação recente, criticou a recente viralização de Larry LeGeuff, que levou terceiros a tentarem tomar crédito por seu trabalho (https://www.facebook.com/james.fazzaro/posts/pfbid02ZTGhqnvPuo5BGwN7Btsnun3N44DdiaQ6Kt6CcZoGTT4LQUdB1HdTH7GGQW4gXFpml?locale=pt_BR).
A importância da segurança das crianças na internet
O caso do "Homem Pateta" levantou diversas discussões sobre a segurança das crianças na internet e a necessidade de uma maior regulação das redes sociais. Também reforçou a importância da educação dos pais e responsáveis sobre o uso seguro da internet por parte de crianças e adolescentes. É fundamental que os pais orientem seus filhos a nunca compartilharem informações pessoais com estranhos na internet, a não se envolverem em desafios perigosos e a procurarem ajuda imediata em caso de qualquer ameaça ou comportamento suspeito na rede. A internet pode ser uma ferramenta incrível para o aprendizado e a diversão, mas é preciso ter cuidado para que ela não se torne uma ameaça à segurança e ao bem-estar das crianças e adolescentes. O caso do "Homem Pateta" foi um alerta importante para que todos estejam mais atentos e conscientes sobre os perigos da internet.
Fontes: https://canaltech.com.br/redes-sociais/quem-e-o-homem-pateta-que-esta-aterrorizando-criancas-pela-internet-167109/
https://www.weasyl.com/~duskysam/submissions/626941/larry-legeuff-sup
https://www.furaffinity.net/
https://hugogloss.uol.com.br/mundo/policia-civil-descobre-paradeiro-de-autor-do-perfil-homem-pateta-que-assusta-e-incentiva-suicidio-a-criancas-e-adolescentes-saiba-detalhes/
https://noticias.r7.com/hora-7/fotos/jogo-macabro-homem-pateta-pode-estar-ligado-a-morte-de-menino-de-11-anos-04102020