Vídeo mostra a cobra-chata em ação
A jararaca achatadeira (também conhecida pelos nomes de cobra-chata, boipeva), cujo nome científico é Xenodon Merremii, é uma serpente não venenosa encontrada em diversas regiões da América do Sul (Argentina, Bolivia, Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai e Uruguai). No vídeo abaixo, postado no Youtube pelo canal @maicaoestradaooficial4103, podemos observar o momento em que a cobra Achatadeira está com um sapo na boca. Surpreendentemente, o sapo consegue escapar das mandíbulas da serpente. Assista abaixo:
Características gerais
Conhecida como Boipeva possui coloração amarelada, podendo variar dependo da localidade. Suas escamas possuem desenhos que lembram as jararacas e a cascavel, confundido possíveis predadores.
Alimenta-se basicamente de sapos, por não ser peçonhenta e nem realizar constrição (ato de se enrodilhar em torno da presa, matando-a por asfixia) a Boipeva perfura o pulmão com seus longos dentes posteriores.
Apesar de não ser venenosa, Xenodon merremii é relativamente agressiva podendo desferir botes e morder.
Não deixe de ver o vídeo que viralizou no início deste ano em que cobras despencam de um teto de uma casa! E também do vídeo de uma "cobra peluda" que apareceu em uma comunidade da Tailândia.
Fontes: https://www.ufrgs.br/faunadigitalrs/boipeva-xenodon-merremi/
https://www.youtube.com/shorts/4POKe9u_VE8