Questão polêmica: Para ter relevância no mercado é preciso praticamente ser um social media?
Facebook, fez uma importante reflexão sobre o mercado de trabalho atual: "Para ter relevância no mercado, é preciso profissionalizar suas redes, praticamente ser um social media?". A postagem da Carolina teve mais de 2 mil curtidas e mais de 600 comentários. Abaixo, o texto dela que acompanha a imagem acima:
"Isso é algo que me incomoda profundamente. Para ter relevância no mercado, é preciso profissionalizar suas redes sociais, praticamente ser um social media?
E ainda tem outras questões, como relevância. Um recorte curioso: a Malala tem 1.6m de seguidores. A Juliette está com 29m. Sacam o nó? Números e likes são balizadores?
Quando busco sobre autores relevantes no mundo, roteiristas que admiro, galera sinistra mesmo, sempre me surpreendo com os números abaixo de 10k de seguidores e redes totalmente normais: eles usam o tempo deles na profissão deles, sem precisar ficar o dia inteiro se vendendo nas redes sociais.
Percebi também que isso acontece mais no Brasil, não é um fenômeno mundial não. O que tem a ver com a questão econômica do país, a uberização das nossas profissões. O que é triste pra cacetaaaaa.
Ainda tem a questão da linguagem: muita gente fod*, que sabe muitoooo de sua área de atuação, não tem experiência em produção de conteúdo para o digital. Acabam fazendo uns conteúdos meio blé e acabam se queimando, como se não fossem bons. E tem muita gente envelopando vento e parecendo que são furacões. Gente com conhecimento básico, parecendo grandes especialistas. Sério, muito cansaço do mercado.
Ao mesmo tempo, parece ser um caminho sem volta e ainda não conseguimos achar um equilíbrio.
Eu trabalho muito em projetos especiais, com contratos de sigilo, confidencialidade (consultoria e conteúdo é isso). Não posso postar tudo o que faço, mas tô pensando também se eu quero fazer isso. E se eu posso ter a opção de não fazer!! Será que tenho?? Não sei. Não sei de verdade.
Vocês pensam nessas coisas? Isso incomoda vcs? Ou é tudo de boa?"
Com a repercussão, ela atualizou o texto com o "update" abaixo:
"[UPDATE: levei um susto ao ver a quantidade de gente respondendo. Esqueci de botar privado o post! 💁🏻♀️ Acalmem-se pequenos gafanhotos. Não existe verdade, não existe resposta única, apenas uma percepção de como anda o mercado. Zero pretensão de aprofundar questão alguma. Foi um post pensando alto. Mas, pelo visto, muita gente pensa parecido. Meu problema não é a tecnologia e nem as redes, né gente? Bora interpretar texto. Meu problema é ver profissionais tendo que trabalhar ainda mais para mostrar na vitrine das redes que eles têm relevância. Se não postar, não existe, some. Meu problema é ver gente com conteúdo merda, mas investindo numa fórmula cafona de estética pasteurizada tento mais visibilidade do que gente muito competente. Isso é a evolução? Cê jura? Pode ser a nova regra do jogo, mas evolução não. Ainda fecho o texto refletindo se é um caminho sem volta. Provavelmente é. Mas a gente tem que problematizar isso! SIGAMOS!!! E boa sorte pra todos! ❤️]"
Fonte: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=527602755267960&id=100040547213493