Vaporwave: o gênero musical e arte visual nascido na era da internet
Frequentemente, também podem ser observadas referências à cultura nipônica, às esculturas neoclássicas, ao pós-modernismo, às músicas comerciais e à estética cyberpunk. Sua vertente musical foi bastante influenciada por outros gêneros que eram muito presente na época, dos quais podem ser citados o lounge, o jazz suave e as música de elevador. Os samples musicais são predominantes no gênero, frequentemente com sua tonalidade sonora modificada, por vezes podem ser utilizados em camadas ou até mesmo alterados usando o estilo clássico de chopped and screwed. Um dos pontos principais do estilo é a frequente preocupação crítica ou satírica com o consumismo capitalista, a cultura popular e alegorias do new age.
O Vaporwave surgiu como um estilo nascido da Internet, derivado do trabalho de artistas do pop hipnagógico como Ariel Pink e James Ferraro. Os álbuns Chuck Person's Eccojams Vol. 1, de Daniel Lopatin (Oneohtrix Point Never), e Far Side Virtual, de James Ferraro, são frequentemente creditados como marcos iniciais no desenvolvimento do vaporwave. Confira:
Chuck Person - Eccojams Vol. 1 [Full Album, Normal Speed]
James Ferraro : Far Side Virtual
Em 2011, o álbum Floral Shoppe, da artista Vektroid, se tornou o primeiro álbum do gênero vaporwave a ganhar reconhecimento popular, com ajuda de comunidades online, notoriamente o board /mu/ (música) do 4chan.
MACINTOSH PLUS - FLORAL SHOPPE - 02 リサフランク420 - 現代のコンピュー
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vaporwave