O que é Blackfishing e por que é tão polêmico?
Blackfishing é um termo usado para alguém que estaria fingindo ser negro ou miscigenado nas redes sociais. Várias influencers (influenciadoras digitais) do Instagram que estão sendo acusadas de modificar seus traços e corpos para se parecer mais com uma mulher negra.
Jackie Brandão no twitter: "Bianca Andrade branca com cabelo crespo recebe elogios. Taís Araújo negra de cabelo crespo recebe comentários racistas. Hipocrisia a gente ver por aqui."
Pessoas têm comentado nas fotos que elas publicam apontando mudanças no visual, como pele mais escura, lábios mais grossos, glúteos maiores e uso de cabelos encaracolados ou com tranças. O fenômeno social da apropriação de aspectos da cultura negra por pessoas de pele mais clara com o intuito de tirar proveito pessoal dessa identificação através da projeção da imagem ganhou o nome de blackfishing e vem causando polêmica nas redes sociais.
Kim Kardashian a famosa mais acusada por prática de blackfishing |
Ao praticarem blackfishing, estas pessoas estariam ocupando nas redes sociais um espaço normalmente utilizado por pessoas negras para promoverem produtos, ideias, hábitos de comportamento e troca de informação. Os críticos alegam que isso seria o aproveitamento indevido e injusto da fama conquistada a duras penas pelos negros na sociedade.
Influencer polonesa Aga Brzostowska |
Duda Buchmann resumiu toda a situação na frase "Está na moda ser negra, desde que você não seja negra" e comentou sobre o polêmico caso da influenciadora Bianca Andrade no blog da Revista Donna.
Fontes: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46458844
https://twitter.com/jaqy_santana/status/1082395736824791042
Realy... Really... Bad...