Uber App: o aplicativo polêmico de motorista particular
O que é E-hailing?
E-hailing é o ato de se requisitar um táxi através de um dispositivo eletrônico, geralmente um celular ou smartphone. Ele substitui métodos tradicionais para se chamar táxis, como ligações telefônicas ou simplesmente esperar ou ir à busca de um táxi na rua.
Início
Lançamento no Brasil
Campanha publicitária do Uber quando de seu lançamento em SP, com Alessandra Ambrósio |
A primeira cidade a receber o Uber no Brasil foi o Rio de Janeiro, em maio de 2014, seguida de São Paulo, no final de junho do mesmo ano, onde foi inaugurado pela modelo brasileira Alessandra Ambrosio. Em seguida, foi a vez de Belo Horizonte receber o Uber, em Setembro de 2014. Atualmente o Uber está presente nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.
Como funciona
A ideia do Uber é bem simples: ajudar quem precisa se locomover pela cidade a encontrar algum carro que a leve ao destino. Através do aplicativo, o usuário pode pedir um motorista particular. Custando em média 5% a mais do que os táxis convencionais, toda a transação é feita pelo app, desde o cálculo de preço pelo trajeto percorrido, até o pagamento por cartão de crédito – que fica cadastrado no sistema da empresa. Os motoristas ficam com 80% do valor e o Uber com o restante (20%).
Polêmica
Empresa de ouro
Motorista Uber |
Em 2010 e 2011, o Uber recebeu quase 50 milhões de dólares em investimentos feitos por investidores-anjo e venture capitalists. Cerca de cinco anos após sua fundação, a empresa foi avaliada em US$ 18,2 bilhões de dólares, em junho de 2014, contando com investidores como a Google e Goldman Sachs. E segundo o Wall Street Journal, a Microsoft foi um dos grandes financiadores do Uber na última rodada de investimentos, feitas esta semana, que levantou cerca de US$ 1 bilhão para startup.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Uber_(empresa)
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/04/entenda-polemica-entre-o-aplicativo-uber-e-os-taxistas-no-brasil.html
http://corporate.canaltech.com.br/noticia/microsoft/microsoft-pode-ter-investido-us-100-milhoes-no-uber-46409/