9 jingles políticos engraçados das Eleições de 2012
Nelson Pelegrino (PT) – Salvador (BA)
O vídeo do candidato petista à prefeitura de Salvador é o que teve maior produção dentre os da lista. E não é à toa: o vídeo conta com o próprio Pelegrino, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em versão desenho animado dançando e rebolando no maior ritmo axé. Com a coreografia na ponta dos pés, os políticos cantam sobre o “time do povão” e as diferentes leis e projetos aprovados pelo PT no país.
Thalison (PSL) – Rio Claro (SP)
Essa é para as crianças da década passada: um candidato de vinte anos fez um cover da música principal do desenho animado Pokémon e a usou como seu jingle. O refrão? “Thalison / temos que votar isso eu sei / é nele que eu votarei”, claro. O jovem candidato quer ser vereador da cidade de Rio Claro, em São Paulo, e, segundo o jingle, ter “a juventude no poder”.
Tia Nei (DEM) – vereadora Guararapes (SP)
Outra candidata que caprichou na produção do vídeo foi a Tia Nei, que quer ser vereadora da cidade paulista de Guararapes. Com cenas do clássico infantil “O Rei Leão”, Tia Nei transformou “hakuna matata” em “Na Urna é Batata”. Com direito a legendas, o jovem leão Simba canta que “os seus problemas ela vai resolver”. O número da candidata do DEM também é repetido à exaustão pelos personagens.
Tiago Dionísio (PSOL) – vereador Parnamirim (RN)
Lindolfo Pires (DEM) – prefeito Sousa (PB)
Sesóstris (PT) – Curitiba (PR)
Lembra do hit “U can’t touch this” do MC Hammer que fez um sucesso assombroso na década de 1990? O candidato Sesóstris resolveu ressuscitá-lo e se aproveitar do ritmo extremamente chiclete da música hip hop. No refrão, o (diferente) nome do Sesóstris é repetido diversas vezes, enquanto um rapper fala sobre suas propostas e sua história política.
Geraldo Wolverine (PPS) – Piracicaba (SP)
Geraldo Antonio Custodio, mais conhecido pelo nome de urna Wolverine, é candidato do PPS a vereador em Piracicaba (SP). Não bastou assumir um personagem como Wolverine, dos quadrinhos X-men, o candidato a vereador de Piracicaba ainda publicou um vídeo curto e alegre com o seu jingle. O vídeo, bastante caseiro, termina com o lema da campanha: “Não vote os mesmos, vote Wolverine”.
Reka (PSC) – Salvador (BA)
Os candidatos usam e abusam dos estilos musicais mais populares nas suas zonas eleitorais e na Bahia, mais especificamente em Salvador, o estilo musical escolhido não poderia deixar de ser o axé. Reka, que é candidato a vereador e antes atuava como cabeleireiro e barbeiro, não foi o único que criou jingles em formato axé, mas o uso do refrão chiclete (e com referência ao ritmo musical) chama atenção: “Deu um axé Reka” repetido em loop quase eterno.
Thonga (PMDB) – vereador Conceição do Coité (BA)
Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/politica/noticias/9-jingles-inusitados-das-campanhas-politicas-de-2012?p=7#6