Conheça Ray Chan, criador do 9GAG
O portal Meio&Mensagem conversou com Ray Chan sobre o 9GAG, as expectativas em relação ao evento e sua perspectiva sobre o mercado brasileiro online. Leia a entrevista abaixo.
MEIO & MENSAGEM ›› Quando e por que surgiu a ideia de criar o 9GAG? Em sua opinião, por que o 9GAG fez tanto sucesso?
RAY CHAN ›› Começamos o 9GAG em 2008 e naquela época o Facebook não era popular em Hong Kong. É muito problemático compartilha uma imagem engraçada ou vídeo com amigos por e-mail. Queríamos simplificar o processo, por isso, construímos um site para fazer isso - você só tem que carregar a imagem ou vídeo uma vez e então pode enviar o link para amigos facilmente. O 9GAG era apenas um projeto paralelo para nós. Não diríamos que o 9GAG é bem sucedido, mas temos um bom começo. Temos a sorte de ter muito apoio dos nossos fãs e usuários.
MEIO & MENSAGEM ›› Por que apostar em uma plataforma colaborativa ao invés de um conteúdo só seu?
RAY CHAN ›› Criamos o 9GAG para compartilhar diversão entre amigos. Desde o início, a plataforma é colaborativa e aberta. Estamos tocando o 9GAG há quatro anos e você nunca pode imaginar o quão criativo nossos usuários são! Todo o conteúdo é submetido pelos nossos usuários. Apenas usamos um algoritmo de "mágica" para escolher os melhores!
MEIO & MENSAGEM ›› Como transformar a popularidade de sites como o 9GAG em sucesso comercial?
RAY CHAN ›› Temos visto que uma grande audiência e grandes faturamentos com publicidade não necessariamente andam juntos. 9GAG realmente não é um sucesso comercial – o que não é o nosso objetivo, de qualquer maneira. Temos a sorte de sermos capazes de manter o site funcionando e nos divertirmos ao mesmo tempo. Quando começamos com o 9GAG, todos nós tínhamos nossos empregos de turno integral e só trabalhávamos no9GAG depois do trabalho. A chave é manter o baixo custo e continuar fazendo coisas que você ama.
MEIO & MENSAGEM ›› A entrada do Facebook na Bolsa de Valores nos EUA, cercada de críticas, pode tornar os empresários mais reticentes em investir em start ups? Voce sentiu alguma resistência maior recentemente?
RAY CHAN ›› IPO do Facebook é definitivamente um tema quente no Silicon Valley e em Hong Kong. Até agora não vimos quaisquer mudanças significativas na atmosfera de financiamento ou investimento. A crítica está sempre lá. Grandes empresários não se importam muito com isso.
MEIO & MENSAGEM ›› Você pretender fazer mudanças no 9GAG? Como imagina o site daqui a cinco anos?
RAY CHAN ›› O design do 9GAG pode mudar, mas nossa missão nunca muda – que é trazer mais felicidade para mais pessoas. Espero que o 9GAG possa se tornar parte da vida cotidiana das pessoas em cinco anos - sempre que você estiver entediado, vai dar uma olhada no 9GAG para relaxar e se divertir.
MEIO & MENSAGEM ›› Em sua opinião, a onda dos “memes” na internet tem prazo de validade?
RAY CHAN ›› “Meme” está sempre lá - eles só existem em diferentes formatos. Um tipo específico de “meme” será ultrapassado com certeza, porque quando você vê a mesma coisa todos os dias, provavelmente você vai se cansar disso. No entanto, novos “memes”, em novos formatos, aparecerão.
MEIO & MENSAGEM ›› Com tanto conteúdo disponível na internet hoje, o que é preciso pra um site ou blog se destacar? Quantos compartilhamentos ou likes é preciso para se tornar um sucesso? Aliás, qual a principal métrica de sucesso de um site como o 9GAG?
RAY CHAN ›› Número de compartilhamentos, de “curtir” ou outras métricas são apenas números. A chave é continuar criando conteúdo que as pessoas gostam. A internet tornou muito mais fácil descobrir conteúdo e pessoas incríveis. As pessoas sempre se concentram em quantos usuários alcançar ou quanto dinheiro se pode ganhar ao criar um site ou um negócio - isso não deve ser o foco. O foco deve estar em: se você está gostando do que está fazendo e se está criando algo de valor para tornar o mundo um lugar melhor.
MEIO & MENSAGEM ›› Pela sua percepção no 9GAG, em relação ao internauta brasileiro, quais são suas diferenças para internautas de outras partes do mundo?
RAY CHAN ›› A partir da nossa observação, os usuários brasileiros são mais sociáveis do que outros. Eles são muito ativos online. Eles adaptam a nova tecnologia de modo muito rápido e ajudam a rede social ou muitos produtos para internet crescerem. O Twitter e o Blogger são dois exemplos clássicos.
MEIO & MENSAGEM ›› Algum projeto específico para o mercado brasileiro? Qual a sua expectativa em relação ao youPIX?
RAY CHAN ›› Nós amamos nossos fãs e usuários brasileiros e estamos sempre ouvindo o que eles querem. Um dos objetivos desta viagem é conversar com nossos usuários diretamente para que possamos construir algo que possam curtir. Eu ouvi um monte de coisas boas sobre youPIX. Espero que consiga encontrar com todas as pessoas legais do festival e possamos nos divertir juntos!
Fonte: http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/2012/07/02/youPIX-11-edicao-tera-tamanho-recorde.html