“Eduardo e Mônica - O filme " campanha da Vivo é sucesso de marketing (Thaís Medeiros e Pedro De Vitto)


Virou sucesso e está bombando na internet em sites de relacionamento como Twitter e Facebook o vídeo "Eduardo & Mônica" que comemora os 25 anos do lançamento da música da banda Legião Urbana. O vídeo foi lançado pela operadora de celulares Vivo em parceria com a produtora 02 Filmes, do diretor Fernando Meirelles ("Cidade de Deus" e "Ensaio sobre a Cegueira"), em campanha publicitária para o Dia dos Namorados e, conforme a empresa, celebra "a história de amor mais cantada do Brasil".

Eduardo e Mônica - O filme


A história de amor mais cantada do Brasil virou filme.
Direção: Nando Olival
Produção: O2 Filmes / Criação: Agência Africa /
Realização: Vivo

No vídeo, divulgado nesta terça-feira, a companhia recria, de forma atual, os passos do casal que deu certo apesar das diferenças.

A homenagem, revelada aos poucos, chegou a ser anunciada por site e blogs como a produção de um longa metragem inspirado na canção. A O2 Filmes, no entanto, diz nunca ter divulgado a campanha como se fosse um filme.

"Eduardo e Mônica" já foi usada em filme de outra marca de celular

Não é a primeira vez que a letra e música de "Eduardo e Mônica", sucesso do grupo Legião Urbana nos anos 80, inspira uma peça publicitária como a da Vivo, que fez sucesso na internet nesta semana.


A marca da operadora de telefonia celular ATL (Algar Telecom Leste), que atuou no Rio de Janeiro e Espírito Santo, teve filme com trilha que era versão da mesma música.

A ATL foi adquirida em 2004 pela Claro. O filme, segundo apurações, foi criado em 2002, pela então Salles D'Arcy (hoje Publicis). O roteiro mostra cenas de uma casal interagindo em festas e ambientes públicos, sempre com a intenção de divulgar o serviço de telefonia celular.

O publicitário Sergio Gordilho, co-presidente e diretor de criação da Africa, que produziu o vídeo da Vivo, alega que "é pura coincidência", o uso da mesma música em uma mesma categoria de serviços.

"Há mais de 90 versões de Eduardo e Mônica na internet. O grande mérito do nosso trabalho é ter feito um versão de altíssimo nível, com a música integral e com total aprovação da família do Renato Russo"
diz Gordilho, citando o líder do grupo Legião Urbana.

Godilho diz ainda que o comercial da Vivo aproveita a música para homenagear o Dia dos Namorados.
"É uma música que tem 25 anos e com isso, é óbvio que já houve inúmeras versões para ela. Nós desconhecíamos esse comercial da ATL, que foi produzido em uma outra época da publicidade, quando não havia nem YouTube e nem a Africa. Subiram esse comercial hoje na internet para tentar 'melar' o nosso sucesso com a Vivo."

Campanha online mais cara já feita no Brasil

Com lugar cativo no topo dos trending topics nesta quarta-feira, peça publicitária da Vivo já obteve mais de 5,6 mil notas positivas no YouTube

A Africa acabou aproveitando a onda deixada pela Banda Mais Bonita da Cidade, que também conseguiu viralizar um vídeo "fofo" em poucas horas. Nesse sentido, para que a campanha fosse mais bem aceita, a escolha dos personagens foi uma etapa criteriosa. "Ele é estudante, enquanto a 'Mônica' mexe com teatro, tem outro perfil", explicou Gordilho.

Já existem outras montagens com a música tocada pelo Legião Urbana, como a versão criada pelo "peixeaquatico" há um ano. No caso do vídeo da Vivo, o diferencial fica por conta do mote publicitário.

"Não fomos os primeiros e não seremos os últimos a homenagear os namorados com essa música", admitiu o diretor, "mas da forma que foi feita é novo".
Com a afirmação, Gordilho levanta a questão do alto – porém não revelado – investimento feito, por se tratar de uma campanha online - segundo Cris, a mais cara já feita no Brasil.

Gordilho disse não poder afirmar que sabia do sucesso antes de lançar o vídeo, mas já havia certa previsão, uma vez que o filme foi mostrado em primeira mão a blogueiros, à família de Renato Russo, fã-clubes e à própria banda. Todos, segundo ele, adoraram.

"Começar a produzir materiais para redes sociais é muito bom. E trabalhamos com uma marca que realmente acredita nas redes, pois não é a primeira vez que faz algo desse tipo"
afirmou.

Atores do clipe Eduardo & Mônica não são fãs da Legião


Curiosamente, os atores Pedro De Vitto, de 20 anos, e Thaís Medeiros, de 29, que vivem Eduardo e Mônica no curta, confessam que não são fãs da Legião e nem se lembram da música. Leia o que eles disseram em entrevista à Veja São Paulo divulgada hoje no site da revista:

VEJA SÃO PAULO — São fãs do Legião Urbana?

Pedro De Vitto — Não sou um megafã, mas às vezes coloco para tocar aqui, fico apreciando o trabalho deles. Minha irmã, que tem 16 anos, gosta bem mais.

Thaís Medeiros — Confesso que não sou louca pelo Legião (risos). Diante de tamanha responsabilidade, por ter feito esse filme, acho que até gosto mais agora. Mas nunca foi minha banda favorita.

VEJA SÃO PAULO — Qual a relação de vocês com a canção, lançada há 25 anos?

Pedro De Vitto — Nem era nascido. Lembra um pouco a minha adolescência, não muito. Quando era mais novo, escutava aquela do “Caboclo”, também do Legião, mas nem sei o nome direito. [Faroeste]

Thaís Medeiros — Não tenho lembranças da época, porque era muito nova. Mas fez parte da minha infância e remete muito à adolescência, o clima de escola, viagens... Fala de uma relação improvável, e isso atrai gente de muitas gerações.

Fontes: exameabril - exameabril - correiodoestado - aquidauananews
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